Sobre a Pif Paf Alimentos

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Há 47 anos no mercado, a empresa hoje conta com quase 8.000 empregados diretos e 60 mil clientes. Atua nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e também no sul da Bahia, além de exportar para diversos países.

Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a empresa possui cinco unidades industriais e doze unidades produtivas. A empresa fornece matéria-prima para a indústria, por meio de suas fábricas de ração, matrizeiros e incubatórios.

Suas unidades estão instaladas no interior de Minas Gerais, nos municípios de Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Paula Cândido, Igaratinga. Em Goiás, está presente nas cidades de Palmeiras de Goiás e Paraúna (GO). Os centros de distribuição estão localizados em Contagem, Araguari (MG), Jandira (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES).

História

O processo de desenvolvimento da Pif Paf Alimentos começou em 1968, quando o português naturalizado brasileiro Avelino Costa comprou o abatedouro Pif Paf no Rio de Janeiro. Maior atacadista de frango vivo do estado, naquela época, Avelino percebeu uma mudança na sociedade e ali uma oportunidade de negócios. Se para as mulheres recém-chegadas ao mercado de trabalho faltava tempo para os afazeres domésticos, na visão do empreendedor, sobravam ideias de como levar àquelas consumidoras mais praticidade: o animal vivo deveria dar lugar ao frango congelado.

Os primeiros passos em direção ao interior de Minas Gerais foram dados por meio de um acordo para o fornecimento de aves com a Cooperativa Agroavícola de Viçosa. Em 1972, por conta de seu crescimento, a empresa se transferiu para Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata Mineira, contribuindo o desenvolvimento econômico e social da região.

Em 1974, a Pif Paf Alimentos inaugurou a primeira fábrica de rações, em Visconde do Rio Branco, e seu primeiro incubatório, em Pará de Minas, essenciais para o modelo de produção integrada na avicultura em que os parceiros criadores recebem da empresa os pintinhos, ração e assistência técnica para a criação e entrega da ave adulta para o frigorífico.

Voltada para as oportunidades do mercado externo, na década de 1970, a Pif Paf foi pioneira na comercialização de carne congelada para o Oriente Médio. No início dos anos 1980, 95% da produção da Pif Paf eram destinados à exportação.

De olho nos hábitos de compra dos consumidores, em meados dos anos 1980, a empresa inovou mais uma vez ao oferecer o frango em cortes. Nessa mesma época, inaugurou a unidade industrial de embutidos de Viçosa, que hoje, processa também as linhas de bacalhau dessalgado e de desfiados.

No fim da década de 1990, a Pif Paf Alimentos modernizou seu parque industrial e verticalizou a produção de suínos, inaugurando a unidade de abate e industrialização em Patrocínio, incluindo granjas matrizes e fábrica de rações. No inicio do novo milênio, amplia seu portfólio no segmento de massas congeladas – lasanhas, pizzas e pães de queijo – fabricadas em uma moderna planta industrial na cidade de Leopoldina, tornando a Pif Paf uma das principais marcas do mercado brasileiro.

Recentemente, a empresa deu um grande salto: a construção do Complexo Agroindustrial de Goiás, para abate e industrialização de aves, composto dematrizeiro, incubatório, fábrica de rações e um dos mais modernos frigoríficos do país.

Demonstrando mais uma vez inovação, a Pif Paf sai na frente reformulando seu site de comércio eletrônico – www.comprepifpaf.com.br – que permite que seus clientes comprem de forma fácil e segura pela internet, com garantia de entrega rápida e eficiente.